quarta-feira, 10 de março de 2010

Bogotá está insegura , depois de atentados

O histórico de atentados e problemas com a violência transformou Bogotá em uma cidade com medo. Mais do que a presença de militares por todos os cantos da capital colombiana, hotéis, shoppings, aeroportos e prédios comerciais são monitorados 24h para evitar ataques, principalmente das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo) - grupo rebelde de inspiração comunista, cujo objetivo declarado é tomar o poder no país pela força. O movimento, financiado pelo tráfico de drogas, tem em seu histórico uma extensa lista de casos de atentados, sequestros e assassinatos.


Os locais de grande aglomeração de pessoas são os mais protegidos. Em toda entrada de shopping há um policial com um detector de metais e explosivos. As bolsas são vistoriadas sem distinção. O mesmo acontece com as malas que chegam aos hotéis. A diferença é a presença de cachorros treinados para encontrar qualquer sinal de bomba.

Os carros também não escapam das buscas. Antes de entrarem nas garagens, os motoristas são obrigados a parar os veículos e abrir o porta malas. Além disso, um bastão com um espelho preso à parte de baixo é passado pela parte inferior do automóvel para não permitir que nada seja fixado. Nos aeroportos, táxis e carros de passeio passam pelo mesmo procedimento.

- É algo demorado, mas as pessoas entendem muito bem. Estamos fazendo tudo isso para a segurança delas – explicou o policial Ernesto Vega, responsável pelo cachorro Mateo em um dos hotéis da cidade.

A mudança no sistema de segurança de Bogotá começou em meados dos anos 90 com a implantação de um projeto social. Naquela década, o local era o mais violento da América Latina, com 80 homicídios a cada cem mil habitantes. Atualmente, o número chega a apenas 23 mortes, muito abaixo do Rio de Janeiro (50).

Para obter a redução na criminalidade, a cidade apostou na construção de delegacias, investiu em equipamentos para a polícia e melhorou serviços públicos, sobretudo a iluminação das ruas. Tudo com o dinheiro de dois novos impostos: um opcional no IPTU e outro telefônico, obrigatório.
A criminalidade nas ruas, porém, deu lugar ao temor pelos atentados. O último, elaborado pelas Farc, aconteceu em janeiro de 2009, quando duas pessoas morreram depois que uma bomba explodiu em uma locadora de filmes.

- Depois deste, passamos a atuar com mais força no combate. Felizmente, conseguimos encontrar explosivos em uma mala de um hotel há alguns meses. É sinal de que o processo está correto - completou Vega.

Para a partida entre Independiente e Corinthians, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), pela Taça Libertadores, todos os torcedores serão vistoriados na entrada do estádio El Campín. No hotel em que o Timão está concentrado, somente hóspedes podem entrar, mas não há nenhum grande esquema de proteção nas ruas próximas.

0 comentários:

Postar um comentário